Dirofilariose canina, doença conhecida como “verme do coração”
2 de julho de 2019

COMO ESCOLHER O SEU PET

Veja as dicas que o Dr Raphael vai dar a seguir para você escolher o seu pet!

Não é novidade para ninguém que ter um bichinho de estimação é uma grande responsabilidade. O que poucos sabem é que para adquirir o novo amigo são necessários alguns cuidados e, o principal deles é saber a origem do animalzinho. Então, por onde começar?

Veterinária Anima animal - 24 Horas ao seu dispor

Quando vamos adquirir um pet uma das primeiras questões que surgem é: comprar ou adotar?  Nós, da Veterinária Anima Animal, acreditamos que adotar é uma atitude consciente. Existem muitos animais abandonados, vivendo na rua ou em abrigos. Todos eles a espera de uma oportunidade de ter um lar onde recebam carinho e cuidados. É claro que você também pode optar pela compra. Em ambas as alternativas é preciso tomar precauções. 

Hoje na internet existe uma infinidade de sites para venda e adoção de filhotes de cães e gatos. São sites de canis, pet shops, abrigos e outras entidades. Diante de tantas possibilidades e ofertas é normal ficar desorientado. No entanto, é preciso estar atento porque em meio a essa grande quantidade de opções existem abrigos sérios e regulamentados e, também criadouros irregulares. Esse triste cenário, infelizmente, é recorrente, pois todos nós já ouvimos notícias de maus tratos a animais em canis e outros estabelecimentos. Com isso, é fundamental verificar a credibilidade das instituições

Nosso veterinário, o Dr. Raphael Brito, alerta sobre os riscos da compra de pets pela internet. Ele explica que os médicos veterinários determinam sua opinião e linha de raciocínio na hora de cuidar de um bichinho a partir de sua avaliação clínica e, também utilizam das informações que os donos de animais trazem sobre os seus pets para o consultório. Sendo assim, quando não há registros do histórico do animal ou não se sabe de onde ele vem, problemas podem acabar surgindo. Um exemplo disso é a aplicação da primeira vacina. Durante a consulta, o veterinário irá avaliar o cão ou gato antes de vaciná-lo. Clinicamente, o bichinho pode parecer estar bem, mas existe a chance de haver algum problema ainda desconhecido e que pode vir a ser potencializado com a ação da vacina. 

Existem ainda outras medidas que devem ser tomadas antes de adquirir seu pet. É muito importante estudar a raça do animal antes de escolher levá-lo para casa. Vale lembrar que seu futuro bichinho de estimação vai acompanhá-lo por muitos anos e, o desejo é que essa relação seja boa tanto para você enquanto dono, quanto para o animalzinho, não é? 

No caso de gatos e cachorros, raça e personalidade devem ser levadas em conta. Cada raça apresenta características distintas e na hora de escolher o seu companheiro é preciso avaliar os perfis. 

RAÇAS DE CACHORRO: COMO ESCOLHER?

RAÇAS DE CACHORRO: COMO ESCOLHER?

Então, para começar, faça a si mesmo perguntas como: Procuro um animal para companhia ou um cão de guarda? Qual tamanho/porte o animal pode ter? Se você vive em um apartamento com espaço reduzido, o ideal é um cão de pequeno a médio porte. Mas caso você tenha um quintal grande, se tornam mais amplas as possibilidades.  

Outra pergunta importante é: quanto tempo eu tenho para me dedicar ao meu bichinho? Algumas raças de cachorro são mais brincalhonas e carentes de atenção, já outras são mais independentes. 

Existem crianças na casa? A relação entre crianças e cachorros é mais delicada, por isso se a resposta a essa pergunta for “sim”, é preciso optar por raças mais dóceis e amigáveis, como o Labrador Retriever, Golden Retriever ou Beagle. O convívio dos pequenos e do filhote pode ser uma delícia para ambos, com muita diversão e um vínculo de amizade. Porém, se o cãozinho não é do tipo que curte brincar com crianças ele pode acabar se isolando. 

No caso da raça indefinida é mais difícil saber o tamanho que o animal pode vir a ter, ou o seu temperamento. Por esse motivo, ao visitar um abrigo ou instituição para fazer a adoção, é aconselhável observar o cão para buscar conhecê-lo, além de conversar com o seu cuidador.  

QUERO UM AMIGO FELINO

QUERO UM AMIGO FELINO

Se a decisão for adquirir um gatinho, você também deve buscar orientação sobre as raças dos felinos. Existem alguns mitos a respeito dos gatos. Uma crença de que apesar das diversas aparências e pelagens, eles são todos iguais. Assim como a idéia de que os gatos são animais muito independentes, como se dispensassem cuidados especiais. Tenha em mente que seu novo amigo felino precisa de atenção, como qualquer outro bichinho de estimação. 

As perguntas que devem ser respondidas pelos amantes dos gatos antes da compra ou adoção, são basicamente as mesmas feitas àqueles que preferem cachorros. É essencial considerar o temperamento de cada raça de acordo com o estilo de vida do tutor.  

Você é daqueles que gosta de ter o bichinho no colo? Pense que existem gatinhos mais reservados e outros mais sociáveis e predispostos ao contato físico. Algumas raças podem ser mais curiosas e ativas, outras mais amigáveis com crianças; Ainda há aquelas que têm mais adaptabilidade a espaços pequenos ou mais disciplina ao serem treinadas. E claro, é preciso analisar a questão do tempo que você pode disponibilizar para se dedicar ao felino. Suponha que fez a escolha por um gatinho de pelagem longa, o tempo de sua escovação será mais demorado. 

ESTOU PRONTO

Agora que foram consideradas todas as variáveis a cerca do temperamento das raças de cães ou gatos, você está pronto para ir em busca do seu novo parceiro de quatro patas!  

Lembre-se que respeitar as particularidades dos bichinhos e ser cauteloso na hora da escolha são garantias de uma boa relação.  

Aproveite as dicas e não perca os próximos artigos sobre o mundo pet!

No vídeo abaixo, o Dr. Raphael Brito, dá algumas orientações antes da compra ou adoção de animais de estimação. 

Os comentários estão encerrados.